Homenagem à Caetana Damasceno em evento sobre Antropologia do Trabalho
por Letícia Dias
|
Caetana Damasceno em foto de Thiago Silva |
Aconteceu, na última quarta-feira, dia 4, a mesa-redonda com o tema “Antropologia do Trabalho e Outras Histórias”. Na ocasião, foi homenageada a professora doutora Caetana Damasceno que, após anos de contribuição ao ICHS, está se aposentando nesse mês. A partir das 17h, alunos e colegas de trabalho se reuniram no Auditório Paulo Freire para demonstrar carinho e apoio à Caetana.
A homenagem foi conduzida pelo diretor do ICHS Ricardo de Oliveira, em conjunto com a pró-reitora de assuntos financeiros Nidia Majerowicz, a professora do departamento de Ciências Sociais Patrícia Reinheimer, a professora doutora e ex-diretora do campus de Três Rios Luciana Amorim Nóbrega e a doutoranda em Antropologia Social Tatiane Duarte. Os convidados falaram sobre suas experiências ao lado de Caetana, ressaltando seu papel de grande importância na formação dos cursos de ciências humanas em uma época difícil e conservadora. Além do lado profissional de Caetana, enquanto historiadora e antropóloga, os colegas também fizeram questão de relatar momentos que vão além das relações de departamento. Luciana se emocionou ao descrever lembranças com a amiga:
– Caetana aprendeu a amarrar turbante africano comigo quando tive câncer e precisei raspar a cabeça. Vivemos tudo o que podíamos viver como amigas. É uma companheira de vida, não há outras palavras para isso.
Ex-aluna de Caetana e hoje doutoranda em Antropologia Social, Tatiane preparou um texto em sua homenagem. Ela, que cursava Economia Doméstica no início da graduação, contou que, com a professora, descobriu que gostaria de seguir a Antropologia.
– Quando consegui a transferência de curso, me chamavam de “caetanete”. Se antes foi minha professora e orientadora, hoje é uma grande amiga. – declarou.
|
Da esquerda para a direita: Álvaro, Caetana, Luís Edmundo, Vânia e José Sergio Foto de Thiago Silva |
A segunda parte do evento foi relacionada ao tema “Antropologia do Trabalho”. Para discutir o assunto, a mesa contou com a presença dos professores Caetana Damasceno (DCS/ICHS/PPGHIS), José Sergio Leite Lopes (PPGAS/Museu Nacional/ UFRJ), Álvaro Pereira Nascimento (DHE/IM/PPGHIS), Vânia Losada (DHRI/ICHS/PPGHIS). Responsável por conduzir o debate estava o professor do Departamento de História Luís Edmundo Moraes.
Para abordar o tema, José Sergio escolheu apresentar o prefácio do livro “Segredos da Boa Aparência”, obra de Caetana, de quem foi orientador de mestrado. Segundo ele, esse trabalho torna fácil o aprofundamento crítico sobre relações de gênero e raça na formação social brasileira do mercado de trabalho. Sob essa mesma perspectiva racial, Álvaro discursou sobre a realidade pós-escravista da Marinha, formada por maioria negra e desprovida de direitos igualitários.
Tendo também como base a obra de Caetana, Vânia destacou conceitos desenvolvidos pela autora, como a transformação e resistência do racismo seja qual for o tempo em questão. E concluiu apontando a ideia de que a boa aparência é uma construção social negociada.